O Cristianismo Bíblico é Autossuficiente

O pastor King Jr sabia que uma compreensão clara do significado do homem, a partir das sagradas escrituras, gera uma sólida convicção do valor da vida humana. Isso decorre do fato do cristianismo bíblico possuir, apenas em si mesmo, toda visão de mundo necessária para vivermos de maneira plena, mesmo em um mundo de pecado. Portanto, NÃO! Uma teologia fundamentada na Bíblia não precisa de complementos advindos de quaisquer ideologias, como alguns defendem. Se você tem a impressão de que precisa abraçar alguma pauta social que já não esteja defendida na própria Sagrada Escritura, isso se deve não por ela precisar de complemento, mas por você ainda não compreender sua extensão e profundidade.

Hoje está muito comum ver cristãos imersos em batalhas sociais, mas que levantam outras bandeiras mais altas do que a bandeira do príncipe Emanuel. Isso é muito perigoso pois induz as pessoas a pensarem que o cristianismo não é autossuficiente para prover a motivação. Mais que isso, o imperativo de ajudar o próximo, mas não, tudo se encontra ali. A Bíblia precisa ser necessária e suficiente para ser uma revelação divina. Um Deus perfeito não poderia ter enviado um manual de orientações para a salvação de TODOS que não atendesse quaisquer de nossas necessidades essenciais. E que por essa razão precisaria ser completada por alguma ideologia político-social.

A plena autossuficiência bíblica é evidenciada por aqueles que encontraram nela a razão por que lutar para melhorar a condição de vida dos homens. Veja o exemplo de Madre Teresa de Calcutá alimentando os famintos da índia, ou do próprio pastor Martin Luther King Jr. lutando pela igualdade dos direitos civis para todos os americanos, brancos e negros, ou William Wiberforce que viveu com o coração dividido entre se tornar um ministro do evangelho ou continuar no parlamento britânico empenhado em acabar com a escravidão em toda a Inglaterra, e por fim, por Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna, que via seu chamado para fé cristã como um chamado para estar com todos que precisassem de cuidados de saúde. A lista continuaria mostrando que uma fé cristã bem compreendida possui em si todo encorajamento necessário para atender as necessidades sociais que enxergamos ao nosso redor, sem qualquer necessidade de adicionarmos outras visões político-ideológicas.

Nunca esqueça, a fé bíblica é necessária e suficiente para atender-nos em tudo o que precisamos, ela é ABSOLUTA. A abrace, lute com ela, ame ao aproximo através dela. Isso foi o que Cristo nos ensinou!

@cristianismoabsoluto

Publicado por

Rafael Christ Lopes

Cristão, professor de Física com doutorado em cosmologia, leitor de filosofia, teologia, filosofia e história da ciência, e agora iniciando na neurociência. Alguém que entende o cristianismo como a Verdade Absoluta que permite compreender e lidar com todas as questões importantes que nos cercam.

Deixe um comentário