Vemos refletir?

Uma das críticas mais comuns que a religião cristã recebe é a de que promove uma vida onde a razão, nossa capacidade de avaliar, medir ou julgar, deva ficar de fora em nossa relação com Deus. E a julgar por muitos discursos religiosos, parece ser verdadeira. Pois, para muitos, uma medida de nossa intimidade com Deus é o quanto experimentamos a perda da consciência e nos deixamos ser induzidos a um estado de consciência alterada, onde as emoções tomam completamente o nosso ser. O que explica tantas manifestações em muitas igrejas de êxtase, perda dos sentidos e estados transes. No entanto, o texto descrito no livro do profeta Isaías, aponta em outra direção, quanto a compreensão de nossa relação com o Eterno.

Para Is 1:18, é ordem de Deus que nos aproximemos dEle em uma relação fundamentada na reflexão. Ou seja, Deus não quer que você deixe de pensar ao vir ao seu encontro, mas que venha com a mente afiada para uma conversa entre dois seres inteligentes. Dizendo de outra forma, Deus não te criou como um ser pensante para que você deixe de sê-lo ao estar em Sua presença. E é essa faculdade superior de pensar que Deus exige que você use para entender que, apesar de todos os pecados e problemas que você e o mundo possam ter, há poder em Deus para curar toda e qualquer situação. Deus pode tornar o seu mundo, manchado pelo vermelho do sangue da dor do pecado, em um mundo alvo, leve, limpo, claro, justo, equilibrado e profundamente feliz. Mesmo que para isso tenha sido necessário que o Seu próprio filho, Jesus Cristo, tenha recebido sobre si todo esse sofrimento que pertencia ao mundo.

Mas nada dessa salvação pode ser feita a despeito da sua identidade como ser pensante. Use sua razão para conversar com Deus em suas orações. Nada de orações repetitivas que promovem o não exercício de uma consciência. E quando estiver elevando um lindo louvor, pense sobre a letra, avalie o que ela expressa e se está em harmonia com a palavra divina e com o que você deseja dizer a Deus, use sua razão para guiar suas emoções, foi assim que Deus te criou para experimentar essas duas faculdades mentais. Muito cuido com manifestações que apelem para o não uso da razão.

Publicado por

Rafael Christ Lopes

Cristão, professor de Física com doutorado em cosmologia, leitor de filosofia, teologia, filosofia e história da ciência, e agora iniciando na neurociência. Alguém que entende o cristianismo como a Verdade Absoluta que permite compreender e lidar com todas as questões importantes que nos cercam.

Deixe um comentário